Robalo

A do robalo-flecha é a mais conhecida e acredita-se que nas demais espécies desta família o ciclo reprodutivo seja semelhante. Geralmente a reprodução ocorre no mar (época de Verão, no Sul, e durante o Outono, no Norte e Nordeste). Os ovos são flutuantes e eclodem entre 18 e 36 horas após a fecundação. As larvas são planctônicas e normalmente iniciam seu desenvolvimento em zonas de estuários, mangues e lagoas. Alimentam-se de zooplâncton. Com dois centímetros de comprimento, os peixinhos já são completos.

  • Nome popular: Robalo
  • Nome científico: Centropomus parallelus
  • Família: Centropomidae
  • Distribuição geográfica: Desde a Flórida, nos Estados Unidos, passando pelo Golfo do México, até Santa Catarina (época do Verão no Brasil).
  • Ecologia: Entre os peixes desta família, o robalo-peva (ou peba) tem como característica um corpo mais alto (pelo menos em relação ao robalo-flecha) e a testa levemente côncava. Soma-se a isso, há ainda uma linha lateral escura (não negra), que corre longitudinalmente em toda a sua extensão. Na nadadeira anal há um largo espinho.

    Equipamentos: Varas de ação média a média/pesada, com linhas de 17, 20, 25 e 30 lb e anzóis de nº 2/0 a 4/0, sem o uso de empates. O uso de arranque com linha grossa é recomendado para evitar a perda do peixe nas galhadas.

    Dicas: Uma das características da espécie é também não gostar de água fria. Quando a temperatura fica abaixo de 18 graus, logo procuram outro lugar para estar. Quando isso não é possível, ficam letárgicos, não comem e até morrem.

Voltar

Rio Doce Piscicultura

Elaboramos o consorciamento adequado de espécies para o seu lago, de acordo com a sua finalidade!

Praça Coronel José Pires - 49 A - Centro
São João da Boa Vista - SP
CEP - 13.870-243

contatos@riodocepiscicultura.com.br

+55 (19) 3056.6907
+55 (19) 98961.8180

Obrigado!! Sua mensagem foi enviada para nossos colaboradores. Em no maximo 24 horas estaremos respondendo sua mensagem.
Fale Conosco pelo WhatsApp