HomePisciculturaEspéciesEntregasSuporte técnicoHidrografiaGaleriacontatosDicas de Pesca 

 
. Hidrografia
Selecione uma das Bacias abaixo para mais informações.
 
  BACIA AMAZONICA
  BACIA TOCANTIS ARAGUAI
  BACIA ATLÂNTICO NE OCIDENTAL
  BACIA DO PARNAÍBA
  BACIA DO ATLÂNTICO NE ORIENTAL
  BACIA DO SÃO FRANSCISCO
  BACIA DO ATLÂNTICO LESTE
  BACIA DO PARAGUAI
  BACIA DO PARANÁ
  BACIA DO ATLÂNTICO SUDESTE
  BACIA DO URUGUAI
  BACIA DO ATLÂNTICO SUL
 
 

As regiões hidrográficas do Brasil são as divisões hidrográficas do país definidas segundo o Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH). Até 2003, dividia-se o território brasileiro em sete regiões hidrográficas, mas com a Resolução nº 32, de 15 de outubro daquele ano, o Brasil passou a ser dividido em doze regiões.

Diferentemente das bacias hidrográficas, que podem ultrapassar as fronteiras nacionas, as regiões hidrográficas, como são estabelecidas por legislação nacional, estão restritas ao espaço territorial das vinte e sete unidades federativas brasileiras.

Para além das cinco regiões determinadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e das três regiões geoeconômicas, elas são mais uma maneira de gerenciamento e planejamento do Brasil só que, nesse caso, com foco nos recursos hídricos e baseando-se nas bacias hidrográficas. O Brasil é dotado de uma vasta e densa rede hidrográfica, sendo que vários de seus rios destacam-se pela extensão, largura e profundidade.
Em decorrência da natureza do relevo, destacam-se os rios de planalto que apresentam em seu leito rupturas de declive e vales, entre outros aspectos, que lhes conferem um grande potencial para a geração de energia elétrica. Quanto à navegabilidade, esses rios, dado o seu perfil irregular, ficam um tanto prejudicados.

Assim, faz-se necessária uma política de gestão hídrica nacional. A maior das regiões é a Amazônica; com 3 800 000 km² e distribuída por sete estados brasileiros, ela contém a maior bacia hidrográfica do mundo (a do rio Amazonas) e o maior rio do mundo (o rio Amazonas, que possui 6 992 km de extensão, superando o rio Nilo, que tem 6 852 km).