- check_circle_outline Nome Espécie: Tambatinga
- check_circle_outline Nome Científico: Tambaqui/Pirapitinga
- check_circle_outline Descrição: Resultado do cruzamento induzido entre a fêmea do tambaqui (Colossoma macropomum) e o macho da pirapitinga (Piaractus brachypomus), duas espécies amazônicas, a tambatinga (C. macropomum x P. brachypomus) é um exemplo dessa prática de aprimoramento de peixes para cultivo. Em comparação aos seus progenitores, o híbrido, sobretudo em pisciculturas realizadas nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, apresenta ganhos de peso médio bastante superiores.
- check_circle_outline Ecologia: Descendente de duas espécies amazônicas, a tambatinga gosta de clima quente. Tem boa convivência com outros peixes, inclusive sua criação pode ser consorciada com tilápias, pintados, carpas, lambaris e matrinxãs, contribuindo para a diluição dos custos do cultivo.
- check_circle_outline Equipamentos: Descendente de duas espécies amazônicas, a tambatinga gosta de clima quente. Tem boa convivência com outros peixes, inclusive sua criação pode ser consorciada com tilápias, pintados, carpas, lambaris e matrinxãs, contribuindo para a diluição dos custos do cultivo.
- check_circle_outline Iscas: De corpo redondo e comprimido, a tambatinga tem, especialmente entre os que apresentam peso acima de 2 quilos, o ventre de coloração levemente amarelada. Possui escamas e coloração clara, sendo as pontas das nadadeiras caudal e anal avermelhadas. Ao ser capturada no anzol, a espécie costuma saltar da água, característica apreciada pelos pescadores esportivos. Por isso, é muito encontrada em locais de pesca recreativa.
- check_circle_outline Dicas: Não exige muitos. Também não demanda qualquer manejo diferente em relação ao cultivo de espécies tradicionais. A possibilidade de ser criado com outros peixes é outro indicativo de que a criação de tambatinga não demanda cuidados especiais.
Veja todas as espécies
Solicitar Orçamento